BIOCONSTRUÇÃO - você conhece a história por trás da nossa loja/ateliê

 


Desde o início, a sustentabilidade sempre foi um dos principais propósitos do ateliê e loja colaborativa Maria Lamparina. 🌱

É possível reaproveitar diversos objetos antigos e descartados, e transformá-los em objetos para uso ou até morada. Todos os dias, nós temos a possibilidade de escolher nossas ações de forma sustentável e econômica. Hoje, nossa loja colaborativa trabalha com artesãos locais e colaboradores que trabalham com o mesmo propósito sustentável… mas você já conhece a história por trás da construção da nossa loja e ateliê?

O local foi construído através da BIOCONSTRUÇÃO com materiais reaproveitados. Do mesmo modo, a obra de apenas 20 metros quadrados gerou mínimo impacto ambiental, e a maioria das peças produzidas no ateliê hoje em dia também reutiliza materiais já existentes na natureza.


Havia uma preocupação com o meio ambiente antes mesmo da construção do ateliê, pois as peças ali produzidas sempre seguiram uma linha sustentável, reaproveitando madeiras, usando fibras naturais, como a palmeira Juçara, neste caso sempre fazendo a retirada dos cachos de forma a deixar no mínimo um na palmeira, garantindo sua reprodução, alimento para as espécies e produção de sementes. 

Com a obra não podia ser diferente, o ateliê foi construído no terreno da casa da família, gerando pouquíssimo impacto visual, ambiental e pouco investimento financeiro. As janelas e portas utilizadas na construção vieram da demolição de casas antigas e repaginadas para se integrar ao contexto. Todo o vidro utilizado na obra foi doado por amigos, material que sobrou de outra obra e foi adequado ao local, criando um ambiente iluminado e aconchegante, quando contrasta com a madeira utilizada na obra.



Os tijolos maciços vieram de fornos antigos de olaria que foram demolidos. A luz que entra naturalmente no ateliê, vem por meio de janelas instalados na parte superior da obra e que, além de evitar o acendimento de lâmpadas durante o dia, trazem também circulação de ar para o interior do espaço, não necessitando da instalação de ar condicionado.  

O piso, todo de tacos de madeira de lei, era o chão de um grande clube de festa da região, e foi reutilizado de forma harmônica neste pequeno espaço de arte. Outros materiais também foram reutilizados, como as telhas e os pilares de madeira que sustentam a obra.

A água utilizada dentro do ateliê, bem como fora para regar o lindo jardim que cerca o espaço, vem de um sistema de captação da água da chuva que reutiliza um galão de plástico com capacidade para 150 litros.

Os poucos móveis que compõem o interior do espaço foram repaginados, customizados e adaptados ao local, pela própria artesã-proprietária.

Desde quando o ateliê era apenas um projeto, até hoje sendo uma loja colaborativa em parceria com outros artesãos locais, o propósito sustentável permanece como prioridade. A revitalização ainda é feita dentro da loja, através de diversas decorações afetivas e sustentáveis feitas de materiais de demolição. Diversos objetos resgatados são reutilizados e ressignificados, recebendo cor, vida e amor! 💙


 



Que tal conhecer esse espaço que respira arte e tem extremo respeito pelo meio ambiente? Te esperamos! ❤

Postagens mais visitadas