7 passos para produzir uma peça de cerâmica



Você conhece os passos para produzir uma peça de cerâmica?

Vamos mostrar aqui em etapas, assim como para fazer cerâmica artística, todos os processos pelos quais passa a argila para chegar ao resultado final que você leva para casa. Você vai se surpreender.

Passos básicos para fabricar uma peça de cerâmica artesanal:

1 - preparar a argila, tirar todas as bolhas de ar, tipo como se amassa pão.

2 - modelar as peças, colocar no formato desejado, caneca, copo, xícara , pires, pratos, incensários, luminária e tudo mais que a imaginação permitir. Pode ser esticada a argila com um rolo, tipo o que se estica macarrão, pode ser por acordelado, biliscado, ou em um torno, tipo o do filme "Ghost".



3- Esperar chegar no "ponto de couro" como chamamos, estado em que ela não está nem mole, nem seca, para dar acabamentos, e lixar. Então, chegamos no momento que a paciência é necessária, pois precisamos esperar que a nossa peça, seque naturalmente, sem acelerações, não pode colocar no sol, nem vento, até mesmo costumamos cobrir com sacos plásticos, se o clima está muito seco, para peça não rachar, e se for em clima úmido ou chuvoso, esperamos até mesmo um mês e meio, para secar totalmente para levar ao forno.


4 - Antes de levar ao forno, lixamos as peças para dar um acabamento impecável. O forno tem que ser próprio para cerâmica, pode ser a gás, elétrico ou até mesmo a lenha. Tem que chegar numa temperatura minima de 900 graus, lentamente. Leva umas 12 horas mais ou menos para atingir essa temperatura. Esperamos esfriar uns dois dias antes de tira-las do forno.
Nessa etapa a argila deixa de ser argila, para virar cerâmica!

5 - A decoração da cerâmica, é a parte mais interessante, pois usamos esmaltes, vidrados, que dão cor e brilho variados. Então nesta parte a imaginação e o gosto próprio de cada ceramista age em forma de arte!

6 - Agora nao é preciso esperar a secagem do esmalte, pode colocar no forno novamente, desta vez na temperatura de 1000, 1200 a 1300 graus, dependendo do tipo do esmalte usado e do resultado que se deseja.
Normalmente, umas 4 horas, quando o forno é pequeno, é o suficiente para acontecer o segundo processo químico.

7 - Agora a abertura do forno, depois de frio cerca de umas 12 horas, vem o momento tão esperado pelos ceramistas: verificar se todo o trabalho ficou dentro do esperado, ou uma grande e maravilhosa surpresa nos espera!
Toda abertura do forno é um grande momento para um ceramista, com direito a coração acelerado. É sempre uma nova surpresa e um novo aprendizado. A cerâmica não tem limites para o encantamento!

Por Dilma Pacheco, artesã residente do espaço colaborativo Maria Lamparina.

Mais peças como estas você encontra no nosso portal on line: Maria Lamparina







Postagens mais visitadas